Professoras

Lilo Assenci

Vive nas terras colonizadas conhecidas como Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, antes ocupadas pelo povo Jacutinga e Guarani, entre os rios Aperetei, Y-gûasu e Guandu. É uma pessoa queer (pronomes Ele/Dele e Elu/Delu), uma pessoa negra de pele clara/pessoa de cor, uma Bruxa, sacerdote, Coelho da Lua, tradutor e professor.

Por mais de 12 anos, vem estudando e praticando bruxaria nas suas mais diversas formas, tendo passado primeiramente pela Wicca e finalmente encontrando seu lugar nas terras férteis da Bruxaria Tradicional Moderna e Bruxaria Tradicional. Sua paixão pelo Caminho Tortuoso começou com a sua primeira leitura de “A Dança Cósmica das Feiticeiras”, de Starhawk, e foi aí que surgiu o desejo de fazer a Reclaiming e a Feri como seu lar.

É iniciado na Tradição Feri de Bruxaria na linha Dustbunnies de Valerie Walker, integrando atualmente o Clã dos Coelhos da Lua, um grupo de cunho familiar da prática Feri. Envolvido na Tradição Reclaiming desde 2017 e um dos organizadores do projeto Nós Somos Aradia, Lilo faz parte de diversos movimentos dentro da tradição. No Brasil, organiza coletivamente a comunidade nacional, ensinando core classes e workshops, oferecendo rituais e dando suporte para novos membros ensinarem e experimentarem as ferramentas Reclaiming. Internacionalmente, faz parte do Comitê do BIRCH e é responsável pela organização do maior evento internacional Reclaiming, bem como organiza e ancora o surgimento de comunidades ao redor do mundo em conjunto com outras comunidades e professores de diversos países. É também Sacerdote Hierofante na Irmandade de Isis, onde coordena dois centros para treinamento (Iseum Flor de Afrodite e o Lyceum Caminhos de Hécate). 

Seu trabalho é profundamente conectado com o anarquismo, bruxaria, comunhão com os espíritos humanos e não humanos, paganismo, folclore brasileiro e ativismo mágico-político. Tecendo magia, cura e ativismo em um trabalho de auto possessão e integração, este é o caminho que ele encontra para encantar os mundos.


Yuki

Atualmente reside nas terras colonizadas da cidade do Rio de Janeiro, onde viveram e ainda vivem (e resistem) os povos Tupinambá, Termiminós e Guarani, na orla do que conhecemos hoje como Baía de Guanabara. É bruxa não binária, Coelho da Lua, tarólogo, praticantes das artes ocultas e eterno observador das linhas do destino.

Sua jornada em contato com o mundo dos espíritos e os Outros Mundos começou desde criança, com experiências profundas de cunho extático com seres não humanos, o que o levou em direção às práticas de Bruxaria e Magia há mais de 15 anos. Passando por diversas experiências de grupo e individuais, as linhas do destino levaram Yuki em direção aos locais onde ele hoje se enraíza e floresce.

Iniciado na Tradição Feri de Bruxaria, ele também é membro da Tradição Reclaiming, sendo co-fundador do Coven Bruxas Vermelhas no Rio de Janeiro. Faz parte da célula de Organização de Comunidades, as Bruxas Azuis. É uma das primeiras pessoas a se tornarem professoras da Reclaiming no Brasil, trazendo conhecimento das tecnologias e práticas mágicas da tradição para a língua portuguesa. É ordenado Sacerdote pela Irmandade de Isis, onde administra o Iseum Quartzo Rosa e dedica boa parte de seu tempo ao estudo e prática do Tarot enquanto ferramenta de divinação e leitura do destino, dando aulas e mentorias sobre este oráculo por paixão e puro êxtase.

Possui envolvimento intenso com práticas mágicas ligadas ao tarô, bem como foco no trabalho mútuo com os espíritos da terra. Autopossessão e possessão são palavras importantes em sua prática. Acredita que quando curamos a terra o coração da humanidade é curado simultaneamente.


Luna Estrela

Vive nas terras colonizadas dos povos Jacutinga e Guarani, hoje conhecidas como a cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, cercada de rios e montanhas que colorem a paisagem. É bruxa, professora, atuante em design e nas mais diversas artes como desenho, pintura e dança.

Autora com alguns livros e contos publicados e envolvida em projetos editoriais, a escrita é uma das suas muitas formas de expressar-se no mundo de forma mágica. Estudante de bruxaria há pouco mais de 10 anos, vem dedicando-se à prática mágica com mais afinco nos últimos anos, após seu encontro com a Tradição Reclaiming em 2017. Participando ativamente da comunidade Reclaiming Brasil, compõe a Organização de Comunidade Bruxas Azuis e segue ativa junto com outros professores ensinando as core classes em nosso país.

Apaixonada por magias ligadas à cura, como o Reiki, e apreciadora das artes divinatórias do tarot e das runas, Luna se reconhece como uma bruxa ativista em seu dia a dia. Seus principais interesses são a mitologia e contos de fadas, o contato com os seres feéricos e o folclore das terras brasileiras, bem como o trabalho de viagens e jornadas para os Outros Mundos.

Acredita que com a cura, amor e a mente aberta para a criatividade é possível mudar o mundo para um lugar melhor, com mais empatia e inclusividade.