Acordos para Espaços Mais Seguros

Acordos para Espaços Mais Seguros
Reclaiming Brasil

Estes Acordos para Espaços Mais Seguros tem como objetivo criar um ambiente em comunidade (online ou pessoalmente) que seja o contêiner mais seguro possível dentro do espectro de trabalho que realizamos. Entendemos que um espaço totalmente seguro para todes é uma oferta que não pode ser prometida em sua completude, e que a Bruxaria demanda de nós em alguns momentos riscos sagrados que nos transformam, mudam, e realizam mudanças em nossas realidades.

No entanto, podemos construir um contêiner que ofereça espaços onde estes riscos sejam tomados de forma mais segura, abrindo espaço para a cura, a magia e o ativismo acontecerem, sem que riscos que sejam disruptivos e pautados em atos marginalizantes estejam autorizados a acontecer.

Convidamos todes que fazem parte de nossa comunidade brasileira e para aqueles que possam vir a ser parte no futuro a estarem prontos para sustentar e dar suporte a estes Acordos a seguir.

  • Nós acordamos juntos, aqui e agora, em cuidar um do outro, como uma grande comunidade, da seguinte forma:

1. Possuindo uma escuta ativa, atenta e cuidadosa.
Sempre que possível, use as “palmas em libras” para mostrar que concorda ou sentiu-se contemplade com alguma informação compartilhada.
Deixe aparente, através da sua apresentação para o grupo ou na sua identificação online, seu nome e pronomes. 
Em eventos presenciais (reuniões, rituais, witchcamps, etc), assim como no ambiente online, evite conversas cruzadas em momentos onde alguém deseja ser ouvide. 

2. Mantendo confidencialidade.
Sinta-se livre para compartilhar suas próprias experiências e o que cada participante trouxer para o grupo. Por favor, não compartilhe as experiências dos outros a não ser que possuam permissão explícita para tal. Evitem fotografias, gravações de vídeo ou de áudio dos encontros, a não ser que sejam expressamente autorizadas por todes os presentes. Manter a confidencialidade é uma forma poderosa de magia.

3. Tenha em mente que os check ins de cada participante são somente testemunhados. Não opinamos ou comentamos nos check ins alheios. Testemunhar é um ato sagrado. 

4. Caso você esteja em algum evento online ou presencial que esteja sendo gravado, saiba que todas as pessoas presentes serão comunicadas e uma autorização será pedida para a continuação da gravação. Pedimos que, se houver a necessidade de download da gravação do encontro, que você necessariamente delete logo depois assistí-la, e não compartilhe este arquivo com ninguém de fora de nossa comunidade.

5. Todos os eventos Reclaiming são locais livres de álcool e drogas.
Vamos garantir que todo e qualquer encontro Reclaiming (core classes, reuniões, Witchcamp, etc) seja um local livre de álcool, drogas e enteógenos naturais. A utilização de medicações específicas por parte de cada pessoa não se enquadra nesta política.

6. Garantindo que não ocupemos tanto espaço dentro dos nossos eventos, rituais, witchcamps, etc, ao ponto de ocupar também o espaço destinado a outres. Esteja atente que outras pessoas tenham espaço para se expressarem ou falarem da forma mais igualitária possível.

7. Pensando bem uns dos outros. Estamos tentando fazer o nosso melhor aqui.
Em alguns momentos, check-ins, testemunhos profundos, partes de discussões e conversas podem gerar “gatilhos” em algumas pessoas, seja por questões pessoais ou até mesmo por uso de palavras que tenham conotações disruptivas e marginalizantes (palavras racistas, sexistas, transfóbicas, capacitistas etc). Entendemos que crescemos em uma sociedade enraizada em um viés colonial, hierárquico e violento, mas apostamos que a educação e a informação são nossas melhores formas de causar reparação ao invés de ruptura.
Dentro de nossos eventos, rituais, Witchcamps, core classes etc, possuímos nosso próprio sistema para endereçar situações onde palavras e formas de pensar podem causar situações desagradáveis ou desconfortáveis.   
Lembre que estamos tentando fazer o nosso melhor aqui, e se for possível, tenha este momento de apostar na educação e informação quando algum gatilho que seja disruptivo ocorrer. Se preferir ou se necessário, convoque um Dragão para realizar este trabalho. 

8. Tendo consciência dos pronomes, formas de tratamento e identidade de gênero/raça/etnia. Tenha consciência de que há, em diversas formas de expressar-se (em linguagem e ações), formas disruptivas e preconceituosas de se dirigir a determinadas pessoas marginalizadas pela sociedade. Honre as pessoas ao seu redor, com seus pedidos de formas de tratamento e com respeito às suas existências. 

9. Evite assumir as identidades de gênero, raça e etnia, ou até mesmo a sexualidade e pronomes dos demais participantes. Evite também fazer comentários sobre como outra pessoa está vestida, se comporta ou sobre seu corpo.

10. Notando quando nós possamos ter sofrido algum “gatilho”, e refletindo sobre os nossos próprios sentimentos como oportunidades para conhecimento, aprendizado e crescimento. Se necessário, converse com alguém que você se sinta confortável sobre.

11. Provendo espaço para que todas as pessoas possam ter suas próprias experiências sem precisarem ser “consertadas”. Tudo bem ser diferente, as experiências são completamente individuais, e a diversidade é bem vinda.

12. Dê os devidos créditos aos processos mágicos que você aprendeu e deseja ensinar em outros locais dentro e fora da Reclaiming Brasil.
Se você desejar levar estes conhecimentos (exercícios, práticas, rituais etc) para outros locais não-Reclaiming que façam parte, pedimos que sempre deem os devidos créditos às origens e quem lhes ensinou. Saber quem criou determinados processos, quem os ensinou para você, e passar estes nomes a frente é, para nós, a magia da tradição oral viva e potente sendo transmitida.

  • Nós acordamos juntos, aqui e agora, que as seguintes práticas de cuidado pessoal serão realizadas, sempre que possível: 

13. Praticando o autocuidado e a auto responsabilidade.
Tenha em mente que cada pessoa é responsável pelo seu auto cuidado e formas de estabelecer e entender seus limites pessoais.
Pondere sobre estas questões: Quais são as suas formas de cuidar de si mesmo, dentro de um autocuidado e uma auto responsabilidade? Como você se reabastece para seguir em frente, com os outros ou sozinhe?

14.  Pedindo por aquilo que você precisa (por exemplo: pedindo uma explicação mais detalhada do que está sendo feito, pedindo para falarem mais alto, pedindo para saber o que acontecerá neste ritual, etc), respeitando o espaço e tempo pessoais de cada pessoa.

15. Lembrando que cada um de nós é sua própria autoridade espiritual.
Se for pedido a você que se deite durante um transe, ou realize alguma prática em um ritual e etc, mas você não deseja fazê-lo, não o faça. Saiba que, todas as formas que você puder se engajar com o sagrado são verdadeiras e corretas para você e tão somente para você. 

16. Assumindo riscos sempre que possível e estando disposto a mergulhar o quão profundo você desejar dentro de rituais, aulas, processos mágicos e discussões dentro de nossa Tradição. Saiba que você tem suporte e mãos que estão prontas para te segurar, e você não tem de fazer o trabalho mais difícil o tempo todo.

17. Caso alguma parte destes Acordos seja quebrada, e algum tipo de comportamento disruptivo que possa causar algum dano aconteça, qualquer bruxa Reclaiming pode convocar ou ser um Dragão, prestando este serviço à nossa comunidade.

Estamos abertos para receber feedback sobre nossos Acordos. Se há algo neste documento que você enxerga como causador de danos a pessoas marginalizadas ou algo que você gostaria de acrescentar ou expandir, envie um e-mail para reclaimingtraditionbrasil@gmail.com com o seguinte título “Feedback Acordos de Espaços Mais Seguros – Célula de Inclusividade Radical” e consideraremos seu feedback em uma de nossas reuniões.

Edan, Lilo Assenci, Pérola, Rafaelle Mulor, Yuki Fae
Célula de Inclusividade Radical
Reclaiming Brasil