O Labirinto da Rosa é um servidor mágico (constructo/ser elementar criado através de magia que possui um intento específico a ser realizado) com o objetivo de proteger e empoderar as minorias, sejam elas quais forem. Compreendemos como minorias todos os grupos que sofrem sistematica e estruturalmente alguma forma de opressão e dominação por grupos de pessoas privilegiadas em seu mais amplo espectro. Sendo assim, nossas minorias são as mulheres, as pessoas negras, as pessoas LGBTQIA+, pessoas pobres e/ou que vivem em níveis de pobreza, as pessoas indígenas e descendentes dos nossos povos tradicionais, pessoas de religiões pagãs, pessoas com necessidades especiais, etc.

O Labirinto nasceu no período das eleições de 2018, na Primavera, às vesperas de Beltane, quando enfrentávamos um período conturbado de terror pelo futuro de nossa comunidade. Por isso, alguns membros da Reclaiming Brasil idealizaram o Labirinto da Rosa como um local seguro e protegido, onde poderíamos nos refugiar e reunir, bem como todas as minorias igualmente.
Um Labirinto onde só as minorias podem se encontrar. Um Labirinto onde àqueles que desejam nos machucar se perdem, são expulsos, nunca nos alcançam. Um local seguro onde só nós, as minorias, conseguimos entrar e percorrer. Um lugar onde os fascistas, o preconceito e a intolerância percam suas forças. Uma grande Rosa, cujos espinhos dilaceram o ódio e a violência, rasgando essas energias e transformando-as em força para as minorias.
Sua frase de poder e ativação é:
“Que o fascismo se perca no Labirinto onde as minorias se encontram”

Por ser um labirinto mágico, esse servidor se contrai e muda de forma. O centro continua sempre com a Rosa, mas seus galhos com espinhos ao redor podem tomar outras formas e extensões. Então, não se preocupem ao desenhar o Labirinto com perfeição como no desenho. Na verdade, sejam criativos (mantendo é claro sempre a forma central: uma Rosa e suas duas folhas).
Quanto mais espalharmos seu símbolo por aí, maior será seu campo de atuação.
- Para que o Labirinto da Rosa serve?
– Te proteger enquanto você anda na rua, fazendo com que situações de violência movidas pelo ódio às minorias não cheguem perto de você.
– Atuar em lugares como bairros e cidades que possuem manifestações fascistas e de ódio. O servidor atua magicamente rasgando essa energia com seus espinhos e a transforma em força para as minorias.
- Como ativar e alimentar/fortalecer o Labirinto da Rosa e seu símbolo/sigilo?
A ativação é simples. É só desenhar (ou imprimir) o servidor e espalhar pelos locais. O fato de olhar para o servidor é o suficiente para ativa-lo. Porém, se deseja fortalecer o servidor, algumas coisas são recomendadas:
– A utilização da frase “que o fascismo se perca no Labirinto onde as minorias se encontram” como um mantra.
– A alimentação do servidor com uma vela rosa, vermelha ou preta sobre seu símbolo.
– Você pode recitar a Litania do Labirinto da Rosa enquanto vê seu símbolo ou com a vela acesa sobre ele.
– Oferenda aos Ancestrais que lutaram na mesma luta que lutamos é válido.
– Oferecer uma rosa (flor) ao servidor também é uma ótima escolha. E aqui eu acrescento uma dica: quando as pétalas secarem, é possível fazer um óleo de proteção com a energia do servidor, colocando as pétalas num óleo que você goste (sugiro óleo de semente de uva ou azeite).
– Incenso de flores também é bem vindo.
- Como utilizar ou encantar o mundo com o poder do Labirinto da Rosa?
– Imprimir ou desenhar o sigilo do Labirinto da Rosa e levá-lo consigo para onde você for.
– Colocá-lo como proteção/fundo de tela de seu celular.
– Você pode desenhá-lo em sua mão com sua energia, soprar força vital para ativá-lo e fortalecê-lo, e lançá-lo em si mesmo ou em quem você deseja proteger, fazendo uma prece curta (“que esta pessoa esteja protegida e volte para casa a salvo…”) e finalizando com a frase de ativação: “que o fascismo se perca no Labirinto onde as minorias se encontram.”
– Espalhar papéis do sigilo por onde passar, ou desenhar por onde passar.
– Recitar a Litania do Labirinto da Rosa, quantas vezes quiser, enquanto tem o símbolo a sua frente. Talvez você queira acender uma vela sobre o símbolo.
Litania do Labirinto da Rosa
Dentro da Floresta escura
Com liberdade, amor e cura
As Bruxas vão para dançar
Com os Espíritos festejar
Onde o Labirinto vive
A Rosa cresce tão sublime
O Estranho e o diferente
Encontram seu lugar solene
Onde o Fogo arde com paixão
Profundo em seu coração
Da Terra surge o nosso canto
De nossas vozes, o encanto
Com o poder da comunidade
Moldamos nossa realidade
Desmantelamos o Sistema
De acordo com a nossa crença
Rachamos todo preconceito
Com o estalar de nossos dedos
Que faz a torre do Fascismo
Cair direto no abismo
E nós, Bruxas da Reclaiming Brasil
Lançamos mais este feitiço
Fascismo, você está perdido
No Labirinto onde estamos vivos.
© escrito por Lilo Assenci, 2019.
